Sobre nosso canil

Apaixonado por animais desde muito pequeno o jovem Cristiano, durante as férias de verão de 1990 com a sua família, na praia de Capão da Canoa/RS, visitou uma feira de filhotes organizada pelo Kennel Clube e lá conheceu a cocker dourada "Lucy" (Luciana da Morada do Cocker), que no mesmo dia se tornaria o seu primeiro cão de raça.

Já em Pelotas, Cristiano passou a estudar e pesquisar sobre a raça onde mais tarde foi convidado para participar da 1ª Exposição Especializada da raça em Pelotas, organizada pelo extinto Departamento Especializado da Raça no RS. Foi neste momento que se apaixonou pelo mundo da criação e das exposições de cães de raça pura.  

No ano seguinte o TRUE BLUE (inicialmente com a escrita separada, e anos depois alterado para Trueblue) já teria seu afixo registrado e sua 1ª ninhada. Não demorou muito para chegar sua segunda cocker: desta vez uma fêmea azul ruão importada do Uruguay chamada "Maggie" (Ch. Oakland's Old Black Magic), sendo a 1ª Campeã do canil e despertando a paixão pela variedade part-color, a qual mantém predominantemente no seu canil hoje em dia. No ano seguinte chegaria a jovem "Nicolle" (GrCh. Well-Born's Nicolle), uma adorável fêmea branco e preta que com seu lindo tipo e temperamento, seria a 1ª fêmea do canil a ser finalista de Exposições tanto na categoria filhote quanto adulto, em exposições gerais e especializadas.

Contudo, foi a 4ª fêmea do canil que seria a verdadeira base do plantel atual. Com uma tipicidade e um pedigree excepcionais, a Ch. Primacy Tina Turner foi um presente dos amigos Elisa e Iord Silva (Canil Primacy, de Rio Grande/RS). "Tina" era filha do Multi Best in Show e Multi Campeão Echolake Cervantes ("Echo") e neta do Multi Campeão Corbiere of Classicway ("Fergie"), confirmando que nosso caminho seria baseado nas linhagens britânicas. Coberta pelo Sueco "Douglas" (Multi BIS & Multi Campeão A One's Fat Boy Slim), ela nos presentou com "Mike" (Multi Ch Trueblue's Michael Douglas). Em sua 3ª e última ninhada com Quest for Man of Falklands - um filho do BISS & GrCh Argentino Lywnater Sea Chance (importado da Escócia), selecionamos "Lana" (Trueblue's Lana Turner).

O primeiro padreador do canil veio em 1999. "Juan" (GrCh Engel's Ohren Don Juan) era mais um lindo filho de "Echo", um cão modelo para nossa criação.

No início dos anos 2000 retomamos a criação de sólidos, trazendo do Uruguay o macho preto McDewitt Crazy Pumpkin ("William") que, através de um cruzamento com uma fêmea azul ruão, seria o bisavô de um dos cães mais premiados do nosso canil. Dois anos depois dele chegaria a fêmea preta "Lola" (Carranza's Bellinda Lee) da Argentina, criação do amigo Antônio Carranza. Também realizamos duas importações da Espanha: "Junior" (Los Ombues Junior) e "Law" (Los Ombues Law), 2 machos dourados, primos, e que traziam uma excelência em linhagem para criação. Infelizmente nenhum dos dois reproduziu para o canil, porém através de "Lola" tivemos a linda "Olga" (GrCh Trueblue's Show Must Go On - Melhor Cocker Sólido do Brasil em 2012).

Já em 2002 veio morar conosco a fêmea azul ruão chamada "Merengue "(Flutter's Blue Merengue), outra filha do super premiado "Echo", para consolidar nossa linhagem em cima deste grande cão. Na mesma época, em uma parceria com o criador Uruguayo Sr Giorgio Lumaconi, viria por uma temporada o Campeão Uruguayo Search Valério, produzindo uma única ninhada porém produzindo nela alguns dos cães mais premiados do canil como "John" (BISS & Multi Ch Trueblue's John Bon Jovi - Melhor Cocker do Brasil de Criação Nacional em 2006) e "Carreras" (Multi Ch. Trueblue's José Carreras - Melhor Cocker do Brasil em 2009).

Poucos anos antes, e por ocasião do falecimento do grande criador e árbitro uruguayo Sr Ronald O'Neill (Canil Oakland's) chegaria como  um presente da amiga Margot Pizzorno (Canil Windland's, de Livramento/RS) a fêmea "Pebbles", uma linda fêmea laranja ruão. Neste momento fizemos uma parceira de "Pebbles" com nossos amigos Henrique & Régia, de Natal (RN) de onde produzimos uma super ninhada com o Multi BIS e Multi Ch Lynwater Duel at Dawn ("Sword"), importado da Escócia pelo Canil Arcanos de SP. Do resultado deste acasalamento selecionamos "Annie" (Trueblue's Annie Lennox O'Northward), que antes de partir precocemente, nos deixou uma das nossas maiores paixões: "Victoria" (Trueblue's Victoria Beckham - Jovem Vencedora Mundial & Jovem Vencedora das Américas & Caribe em 2005).

A partir desse momento, e através destes cães, o Canil Trueblue consolidaria seu nome na criação da raça no Brasil.
A partir de então e através destes cães iniciais, foram criados cães super premiados como "Gordo" (Trueblue's Michael Keaton - 3° Melhor Cocker do Brasil em 2012, vencedor de 5 Finais de Exposição e 2x Best In Show Especializado).

Com a finalidade de refrescar o "sangue" na criação mas sem perder nossas características na criação, em 2012 trouxemos do Uruguay a pequena "Sylvia" (Bluemystic Shalimar). Seu pai "Boom" (GrCh Uru Gessa D'Aran Octopussy, era um cão importado da Espanha mas com pedigree 100% Lynwater (Escócia), linhagem que já havíamos introduzido em nosso plantel no início dos anos 2000. Por outro lado, "Sylvia" era neta do nosso Trueblue's John Bon Jovi, mantendo assim nosso sangue. A vinda de "Sylvia" marcou mais uma etapa de sucesso nas pistas e na criação. No Ranking 2014, "Sylvia" conquistou o prêmio de Melhor Fêmea Cocker do Brasil vencendo 4 Finais de Exposição, além de inúmeros Melhores de Raça e Melhores de Grupo, em curta campanha. Na criação, ela produziu (até o momento) 9 Campeões em suas 3 ninhadas, dentre eles se destacam a BISS & Multi Campeã Trueblue's Grace Kelly (Cocker N°1 do Uruguay em 2017 e 2019), o Grande Campeão Peruano Trueblue's Eddard Stark (Cocker N°1 do Peru em 2019), e o nosso reprodutor BISS & Campeão Trueblue's Fred Astaire.

Atualmente contamos com uma média de 10 cães entre adultos e jovens, mantendo a tradição inicial de poucas ninhadas de cada fêmea e participação eventual em exposições.

Cristiano Silva da Rosa
Cristiano é o proprietário do canil, Médico Veterinário,Doutor e Professor Universitário na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Jhonatan Souza
Jhonatan é o nosso criador de conteúdo.
Show More

Nossa equipe

© 2020 por Trueblue Cockers Orgulhosamente criado com Wix.com

+55 53 981555987    truebluecockers@gmail.com

Cristiano Silva da Rosa

Cristiano é o proprietário do canil, Médico Veterinário,Doutor e Professor Universitário na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).