top of page
CORES E PADRÕES DA PELAGEM DO COCKER SPANIEL INGLÊS
Esta é uma breve informação para que possamos entender com clareza as cores permitidas e não aceitas para o Cocker Spaniel Inglês.
Conforme a última alteração do padrão da FCI para o Cocker Spaniel Inglês, houve algumas alterações nos critérios de cores, particularmente quanto à cor “zibelina” (sable) que passou a não ser mais aceita. Para eliminarmos as dúvidas que eventualmente existam, abordaremos aqui as cores aceitas pelo padrão, e suas variadas nuances.
CORES SÓLIDAS
Primeiramente o padrão aborda as cores sólidas, e seu texto diz exatamente: “Cores sólidas: Preto; vermelho; dourado; fígado (chocolate); preto e castanho; fígado e castanho; A cor branca não é permitida, exceto uma pequena quantidade no peito.”
Os sólidos têm uma cor base profundamente pigmentada de preto, fígado ou vermelho (dourado). Todas as cores podem ter "pontos bronzeados”, no entanto, geralmente elas não são visíveis nos exemplares dourados ou vermelhos, devido à cor básica da pelagem mascarar sua aparência.
Veja aqui um quadro das várias cores sólidas aceitas pelo padrão:
Observe que as seguintes cores sólidas que antes eram permitidas, agora não mais aceitas:
PARTICOLORES
A seguir o padrão aborda os exemplares de mais de uma cor, conhecidos como “particolor” mas que na verdade se dividem em três categorias como vemos adiante, e seu texto diz exatamente: “Particolores: Bicolores; preto e branco; laranja e branco; fígado e branco; limão e branco. Todos com ou sem manchas. Tricolores: Preto, branco e castanho; fígado, branco e castanho. Ruões: Azul ruão; laranja ruão; limão ruão; fígado ruão; azul ruão e castanho; fígado ruão e castanho.
Os particolores bicolores possuem a cor base sólida com branco, o que significa a cor base com áreas brancas abertas ou podem ser 'marcadas' - quando aparecem algumas manchas de cor base misturadas nas áreas brancas. Cães bicolores podem ter "pontos bronzeados. Já os particolores tricolores possuem o castanho além das cores indicadas para os bicolores, e podem ser: preto, branco e castanho ou fígado, branco e castanho, e também podem ter "pontos bronzeados". Finalmente temos os ruões, que compartilham as mesmas cores básicas, mas salpicada no branco, e podem variar de uma cor profunda a tons mais claros. Essas variações acabam por apresentar uma grande variedade de combinações, como podemos no quadro a seguir.
Observe que os seguintes particolores, alguns que antes eram permitidos, agora não mais aceitas:
Artigo compilado pelo Conselho de Árbitros da CBKC, com base em informações e imagens cedidas pelo The Cocker Spaniel Club da Inglaterra.
bottom of page